terça-feira, 5 de abril de 2011

Qual a cor do seu caráter???

l
IMAGEM: ACERVO GOOGLE



Conviver e viver com pessoas ao nosso redor não é uma das tarefas mais simples....eu que o diga....não sou muito de falar, sou muito introspectiva e pensativa, reflexiva...enfim...to aprendendo a sair da caverna....rs

Ser educada, conviver em harmonia, respeitar o próximo, enaltecer suas qualidades, enfim isso eu acreditava, reafirmo "acreditava" pura ilusão que era de série, vinha de fábrica, a pessoa nascia com essa característica internalizada...ledo engano!!!

Amar e respeitar alguém para Fha quer dizer: amar o indivíduo, o ser humano sem olhar se é alto, magro, olhos claros, pode ser baixo, gordinho, careca, cabeludo, enfim seja lá quem for, é ser humano e merece respeito e amor, pois somos seres pensantes e cheios de características ruins e outras fabulosas que enriquecem nosso dia a dia... e faz a vida ter graça e mais cor.

Em pleno 2011 me deparo com uma mãe de aluno que é a pedrinha atual em meu sapatinho...
Criança ouve e reproduz na íntegra o que ocorre...pois bem, esse ser dificil de se lidar....(costumo dizer que crianças não são problemas, mas sim os pais, pois sempre encontram um pêlo no ovo pra discutir e questionar)....por semanas esta mãe  disse coisas que me deixaram triste, não pelas palavras mas pelo contexto e a pobreza de espírito e a falta de intolerância com as diferenças etnicas a que esta mulher se refere de modo grosseiro e preconceituoso.
Por dias ouvi: sua prô é um urubu, ela é feia, um macacão, talvez pra você estas palavras não façam efeito algum, mas teve um imenso peso sobre mim....
No Brasil, racismo é crime inafiançável, nos moldes da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989.

Sendo assim, não estou reclamando nada além do que deveria ser normal e natural no tratar com as pessoas, apenas o que me é de direito RESPEITO...na roda de conversa com as crianças, retomamos o assunto, mudamos os personagens, mas mantivemos os adjetivos a qual a mãe se referiu a mim, de pronto uma das alunas disse: Quem disse isso não esta nesta escola né Prô, porque aqui ninguém pensa assim!!! em tom de indignação e revolta, endosso que esta aluna tem 4 anos e ficou enfurecida com  o fato, já a filha da mãe que proferiu tais palavras mencionadas acima ficou sem jeito, observou a situação e manteve-se calada...(tenho convicção que criança nasce sem preconceito e é como uma massinha de modelar, iremos imprimir nela aquilo que quisermos, pois ela está nova e maleável, ela irá se moldar a forma que a colocarmos)...
Hoje encontrei a mãe que mencionou tais adjetivos e ela muito sem jeito pediu insistentemente desculpas, parecia uma metralhadora. Ao conversar e perceber um pouco mais de quem se tratava a mãe, senti  um misto de dó com indignação....por cautela não abordamos o assunto claramente, mas ela está ciente de que tudo oque fala para sua filha tenho conhecimento, a mãe ficou indignada e  muito sem jeito...mas aguardem cenas do próximo capítulo....isso td irá se resolver

I HAVE DREAM
Eu sonho com um tempo em que o que valerá será o valor do caráter, a ombridade que se conduz a vida e o modo como  se percebe a igualdade entre os homens e o amor que o faz ser pleno e livre de amarras, sonho com um munto mais humano e racional que faz uso dessas capacidades pra tornar a sua vida e a do outro um pouco melhor, que não vive encucado com seu isso ou seu aquilo mas que peleja pelo bem comum e coletivo, que se importa em ser e não ter, que enxerga o ser humano como RAÇA HUMANA, indiferente de cor, peso, credo ou estatus financeiro....

Queria ter podido apresentar um post mais up, 
mas os fatos me fazem por hj perceber as coisas um pouco mais down, apenas por hora, pois a vida  é pra ser vivida e a minha será e ainda com cobertura extra.... com sabor chocolate  !!!!

beijo
Fha

CRÉDITOS:
IMAGEM: ACERVO GOOGLE


8 comentários:

  1. Se tem uma pessoa que é coitada, infeliz e pobre de espírito, é a mãe dessa aluna. Como cristão, eu pediria a Deus perdoá-la dessa merd*. Perdoaria também, mas ficaria magoado um tempo, depois passaria, claro. A coisa não é assim, "ah, fez e esqueceu", não. Vo^ce tem que pagar pelas coisas ruins ou erradas que faz. Deixe que Deus sabe como cobrar e fazer a sentença. Como Ele é perfeito, Ele sabe. Porque se fosse a gente...isso não acabaria nunca.

    Por isso e outras amo o Chaves e Chapolin. Como a Chiquinha disse em um episódio: "A vingança nunca é plena, queima a alma e a envenena." Brilhante.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que muitos pais esqueçam que não é a escola que deve educar seus filhos e sim eles, que a escola complementa e que a verdadeira educação vem de berço.
    Estou indignada com essa coisa que se atende pelo nome de mãe.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Fha eu amo comom vc escreve e se expressa poucos são os que tem sensibilidade de entender a vida.
    Realmente esta situação é muito triste e o pior aconteece todos os dias,em muitos lugares e é LAMENTAVEL.
    Eu trabalhei num colégio onde um menino mto indisciplinado , me xingou mandando eu tomar naquele lugar, eu estava começando a lecionar e eu chorei tanto ao fim da aula que a diretora disse somente q não era para eu esquentar minha cabeça, nunca mais eu voltei a sala de aula para dar aula novamente, fiquei traumatizada, não só pela indiferença com meus sentimentos por parte da diretora mas pelo espelho qeu realmente são as crianças de seus pais com tamanha ignorancia.
    Mas eu todos os dias tento acreditar no ser humano e num mundo melhor. e continue lutando pela vida.
    Obrigado pelo carinho de sempre.
    Bjs Laíssa

    ResponderExcluir
  4. Texto lindo como sempre.
    Espero que logo criem uma lei também em proteção as pessoas obesas, contra o bulling.
    Qualquer tipo de preconceito deve ser crime.
    Parabéns pelo texto.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Oiê..
    Tudo beem?
    Adorei o seu post, muito lindo!
    A Loja Zart vai estar no Jornal Hoje (jornal da globo) nessa Segunda-Feira, é para assistir viu ^^
    iihihiii
    Cheirinho grande#

    ResponderExcluir
  6. Fha queridíssima!!!

    Que saudades de passar por aqui! Nossa texto fortíssimo, como todos os seus néam? Mas muito preciosas as suas palavras, é inaceitável que nos tempos atuais ainda exista uma coisa chamada racismo! Sabe que na época da escola me chamavem de neguinha? rsrs Eu estudava com uma turma de patricinhas mas vivia com as bolsistas que eram "as neguinhas da Cidade de Deus" e eu lógico, fazia parte do "bonde"! kkkk Beijão amiga querida!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida,
    vim agradecer o coment no blog e conhcer o seu... já estou seguindo.

    fiquei triste com teu relato... como pode em pleno século 21 as pessoas ainda reagirem assim? e o mas cruel é o q fazem com as crianças... :(
    eu, como cadeirante, tbm já senti na pele algumas vzs a indiferença, o preconceito. termos q ter mta fé em Deus, mta força de vontade para erguer a cabeça e seguir e frente! e mais, ainda termos q orar pior pessoas assim como ela... q deus tenha misericórdia e que não pese Sua mão s/ ela.

    fica brm... vc é única!!
    bjkas, bom domingo!

    ResponderExcluir