quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Oficio

Ofício, sacerdócio, enfim...sou mestre, sou professora, sou pedagoga...sou a Prô Flávia....engraçado como surgiu o magistério em minha vida...a princípio nem imaginava ser professora...tinha certo repúdio dessa divina profissão....mas aprendi arduamente como é prazeroso descobrir o que se sabe fazer e mais descobri que amo e não sei fazer nada tão bem quanto leccionar....Relutante cursei o magistério por 4 anos...uma jornada dura em período integral...mais faltava do que ia as aulas...dava desculpas, me enganava...criava situações, tudo pra fugir do meu destino....mero engano, tolice...bobeira de adolescente...como chorei, como sofri...como aprendi...estudo árduo pela manhã, períodos intermináveis de teoria...e um momento prático e por vezes agoniante de estágio...cada figura, cada frase, cada expressão...presenciei cada cena...com algumas "professoras" me encantei em perceber numa simples aula de lousa e giz a magia do ensinar fluir como música de seus lábios...em outros momentos pude presenciar cenas horríveis de desrespeito ao aluno, falta de postura e ética...
Enfim chega o grande dia...R E G E N C I A...caraca ...minha professora orientadora veria como eu me sairia em cena...daria minha primeira aula e a professora titular observaria tudo...escolhi o tema FILOSOFIA PRA CRIANÇAS....sou apaixonada por esse campo...um pouco de insegurança,,,material organizado, aula preparada, sala cheia, professoras atentas ao que digo, a dinâmica, os alunos, enfim....aula dada...e ao término NOTA....10!!!!! A professora orientadora diz a seguinte frase pra mim....Flavia, você foi perfeita, nasceu pra isso, você domina o assunto, a dinâmica da sala, P A  R A  B É N S.... Foi só a partir daí que compreendi e percebi que amo o MAGISTÉRIO....nossa...depois dessa temporada de 4 anos, cursei PEDAGOGIA, depois o complemento em NORMAL SUPERIOR... lecciono e já coordenei...foi bom demais...e agora tenho uma nova proposta....!!!!

Quantos professores, quantos mestres, quantos sábios ajudaram-me nessa jornada, recordo-me da minha primeira prô!!! Neli, uma japonesa, baixinha, franzina, carinhosa por demais, delicada de fala mansa e baixa...ainda a encontro...ela ta viva e bem velhinha...ficou emocionada em saber que sou professora...me chama de "pequena"...Recordo-me da Prô da primeira, segunda, terceira...enfim todas, pois foram especiais demais....Mesmo no Magistério e na Facul, sempre me chamaram pra conversar quando parecia abatida, desanimada, confusa...foram mais que mestres, se preocuparam comigo, não representava apenas numero como muitos hoje em dia...Nossa...tenho zilhões de histórias pra contar....


Hoje eu to do outro lado, mas sou apaixonada e faço o mesmo com meus pequeninos e os grandões...lecciono da Ed. infantil ao Médio...AMO MUITO TUDO ISSO!!!!!

Um enorme beijo carinhoso  pra todos os mestres e pra Flaviana Muniz,  do GORDIVINAS! que por formação também é profª.... e a Nati Tazinazzo  do NUMA COISA SÓ educadora  e apaixonada pela Educação Infantil....Dedico este post a vocês...


Ao mestre com carinho...
Professor não ensina...aprende compartilhando conhecimento,
Professor não olha...enxerga o potencial incubado em cada aluno
Professor percebe no aluno o ser humano em potencial que existe desde sempre, o auxilia a aflorar o que há de belo e rico em sua essência...
Professor ...duro e doce oficio, árduo e gratificante tarefa de lapidar através do ensino os futuros administradores e moradores desse planeta.

Por mais dura que seja a jornada,
Por menor que seja a gratificação,
Por mais difícil que seja encarar os dias actuais e a violência latente mesmo nas crianças...
Ensinar é prova de amor e de realmente acreditar que se plantarmos uma boa semente hoje fatalmente se colherá bons frutos...

Se até aqui você acompanhou todo meu raciocínio, um salve aquele que lhe ensinou a ler ....

Ao mestre dos mestres meu muito Obrigado,
sou aprendiz, aluna, discípula daquele que TUDO FEZ POR AMOR POR MINHA VIDA...

Fha

8 comentários:

  1. Fhá...vc me fez chorar! Escrevo essas mal traçadas linhas amiga...rs...com lágrimas nos olhos.
    Devido ao post de hoje da divulgação, não vou comentar sobre os professores, mas amanhã com certeza o post é dedicado a todos que amam essa profissão e um pouco de como entrei e saí da educação.
    Amo crianças e sempre amei lecionar. É INEXPLICÁVEL!
    Parabéns a todos nós que direta ou indiretamente fazemos ou fizemos parte da vida e da educação do futuro do nosso país....que homenagem linda.
    Muito obrigada amiga.
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Oi Fha!
    Adorei o texto e a reflexão...
    Tbm adorei o comentário no post " Para vc que tem medo de dizer eu te amo".
    Vc é muito carinhosa.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Ser professor é um dom,
    Eu agradeço a Deus por ter encontrado em minha vida, alguns bem comprometidos a se doar, e que fizeram e muito a diferença.
    A longo prazo eu penso em dar aula, eu acredito ser uma troca muito gratificante.
    Parabéns pelo seu dia!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Uau!!! Este foi o presente mais gostoso q ganhei no dia de hoje!!!!Parabéns pra vc tb não só pela preciosidade e importância de cada ato seu com os seres humanos q tem o privilégio de te ver orientar o caminho, mas tb por vc se encontrar neste lugar de profunda doação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fha,

    Vc é uma menina tão especial e veja só que post tão lindo e emocionante...
    Desculpe não ter passado por aqui mais cedo para te parabenizar, mas o dia dos professores deveria ser todos os dias... Parabéns por ontem, hoje e por todos os dias! Que coisa mais linda é ver esse seu amor pela profissão... Adorei!!!


    Bjooookas!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    estou dando uma passadinha bem rápida pra agradecer a visita.
    Gostei daqui tambem, me sinto muito a vontade, te sigo, e volta pra ler tudo com calma.

    P.S Sou evangélica, gosto de louvores, e transmito no blog o que segue meu dia dia...
    Volte mais vezes =)

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  7. Amiga linda!!!

    Parabéns por fazer parte de uma classe tão importante em nossa sociedade e ao mesmo tempo tão abandonada, desvalorizada, é uma vergonha como os mestres são tratados em nosso país, salários baixos para tão importante missão! Só mesmo com muito amor para se dedicar verdadeiramente a tal profissão, eu admiro muuuuito os professores do Brasil, parabéns a todos!

    Quanto a tatuagem vc viu? Fiz mesmo néam? Quando boto uma coisa na cabeça é fogo, mas vc pode fazer é claro! Já pensou nós duas com a mesma tattoo? Vai ser show!!!

    Bjo amore!

    ResponderExcluir
  8. Fha... que bacana sua visita em meu blog.. adorei.. Amei o seu.. e tenho um grande prazer em saber que vc é professora .. pedagoga..
    Um sonho que ainda vou realizar... não concluí minha faculdade de pedagogia.. Mas espero mto em breve me formar..
    Desejo uma semana iluminada e cheia de travessuras.. Beijokas.. Ale - A gordinha ousada!!

    ResponderExcluir